Introdução
O candelabro ou menorá em hebraico, é um castiçal com uma coluna do centro da qual saem seis hastes, totalizando sete braços (Êxodo 25:31-32).
Segundo os judeus, o candelabro remete aos olhos de Deus que sondam toda a terra. Na interpretação cristã o castiçal de outro aponta para Cristo e sua Igreja que é a luz do mundo (Mateus 5:14-16).
Significado
O candelabro era feito de ouro batido e colocado do lado sul do Lugar Santo (Êx 40:24), tinha sete lâmpadas, as quais eram mantidas acesas todas as noites.
Para o povo de Deus, a menorá no templo simbolizava a vida e as bênçãos que Deus havia dado ao seu povo. No entanto, o candelabro deveria também lembrar o povo hebreu de uma árvore em particular.
Conclusão
A fim de que a nossa candeia tenha boa luz e para que todo nosso ser desfrute de clareza espiritual, assumamos semelhante compromisso do salmista: “Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Sl: 101.3). Se nos policiarmos naquilo sobre que estamos pondo nossos olhos, e se nos deixarmos guiar pela Palavra de Deus que é “lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos” (Sl: 119.105), então como o candelabro no tabernáculo teremos luz continuamente! Os ímpios vão se afundando em abismos de escuridão moral e espiritual, “mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv: 4.18).