Curiosidades Bíblicas

A Pia de Bronze

A Pia de Bronze

Introdução

O livro de Êxodo registra poucos detalhes sobre a construção da Pia de Bronze (Êx 30: 17-21). O Senhor manda Moisés fazer a bacia e seu suporte de bronze, mas ele não prescreve dimensões para a bacia.
A pia tinha uma dupla função que era de fornecer água para a limpeza dos sacerdotes através da lavagem, e servia também para relembrar a santidade de Deus quando o sacerdote olhasse para o reflexo do “espelho” e lê-se o que estava na lâmina em sua testa: “Santidade ao Senhor” (Êx 28: 36-38).

Significado

A pia foi feita com espelhos de bronze das mulheres, e enchidas de água , para limpeza constante dos sacerdotes que ministravam na Casa do Senhor (Êx 38:8).
A lavagem com água era a forma provisória e repetitiva, providenciada pelo Senhor, pelo qual os sacerdotes eram submetidos a um ritual de purificação e assim pudessem ministrar em sua presença. Eles obrigatoriamente se lavavam na pia de bronze quando se aproximavam do altar; ou antes de entrarem no Tabernáculo para ministrar.

Conclusão

Para entrar no santuário do Tabernáculo, após ministrar no Altar dos Holocaustos, o sacerdote lavava-se na pia de bronze com água limpíssima. Por meio deste estudo, podemos vislumbrar diversos ensinamentos que Deus nos dá através das figuras do Tabernáculo. Assim é hoje em dia com cada ser humano. Todos se contaminaram com o pecado e necessitam ser lavados para poder se aproximar do Deus Santíssimo (Rm 3:23).

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.